Comercial 1 x 0 Botafogo - Clássico de A-1 na A-2

Ribeirão Preto, SP, 4 (AFI) – Em um dos melhores jogos do ano, o Comercial venceu o clássico Come-Fogo, ao bater o Botafogo, por 1 a 0, na tarde deste domingo, no estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto, pela quinta rodada da Série A-2 do Paulista.

Muito movimentada e com muitas chances de gol, a partida foi eletrizante do pontapé inicial até o apito final. O Pantera criou diversas oportunidades para empatar, mas o goleiro Cristiano fez milagres e foi o herói do jogo. Para quem achou o resultado injusto, fica a resposta: “clássico é clássico e vice-versa”.

Foi a primeira vitória do Bafo no torneio. O time do técnico Paulo Egídio chegou aos cinco pontos, na 13ª colocação. O Pantera, que começou muito bem a A-2, se manteve com seis pontos e caiu para a 10ª colocação.

Jogão
Mal foi dada a saída de bola, o Botafogo já acertou o travessão do Comercial. Aos 40 segundos, o atacante Vitor Hugo observou o goleiro Cristiano adiantado e chutou com veneno. A bola estourou no travessão. No rebote, Gil dominou mal e perdeu o lance.

O gramado, muito encharcado, prejudicou o desenvolvimento do bom futebol, por isso o jogo ficou um pouco restrito aos lançamentos longos e bolas aéreas. O jogo melhorou após os dez minutos. O volante Élson recebeu passe na intermediária, avançou e chutou forte. O goleiro Cristiano evitou o gol do Pantera.

A resposta veio rápido. Aos 13 minutos, o atacante Wellington, na entrada da área, arriscou chute. A bola foi desviada pela zaga e saiu em escanteio para o Bafo. Na cobrança, aos 14 minutos, o atacante Ailton pegou sobra e acertou um chute indefensável, fazendo 1 a 0 para os donos da casa.

O Bota quase empatou aos 19 minutos. Em uma cobrança de falta na meia direita, Leandro Miranda bateu fechado. A bola passou por todo mundo e foi defendida, com dificuldade, por Cristiano. Logo na seqüência, aos 20 minutos, o ataque visitante envolveu a defesa alvinegra e Gil, após receber passe de Vitor Hugo e limpar um zagueiro, chutou para fora. Cristiano apenas olhou.

O Sol deu as caras no Palma Travassos e o jogo seguiu movimentado. Aos 22 minutos, o lateral-direito Claudemir roubou bola no meio-campo e avançou. O atacante Ailton pediu a bola nas costas da zaga e recebeu. Na hora do arremate, Marcão fechou bem o ângulo e evitou o segundo gol alvinegro.

Sem perder tempo, Claudemir foi até a linha de fundo e bateu cruzado. O atacante Wellington, quase embaixo da linha do gol, conseguiu errar. O Botafogo não deixou por menos. Leandro Miranda cobrou escanteio no segundo poste e o zagueiro Hugo testou forte. Cristiano, mais uma vez, foi bem no lance.

Na segunda etapa, o equilíbrio continuou, e Paulinho Carioca chegou perto do empate para o Botafogo. O meia chutou forte, no canto esquerdo de Cristiano, que bem posicionado espalmou para escanteio. Aos sete minutos, o lateral-direito Adriano Iversen, que entrou no lugar de Rodrigo Santos, que passou mal no intervalo, cortou um zagueiro e chutou. A bomba bateu na rede, porém, do lado de fora, o que fez a torcida tricolor gritar “gol”.

O Bafo teve a chance de matar o jogo aos 15 minutos. Wellington escapou da marcação e rolou para o meio, onde estava o meia Alexssandro Goaino, que, displicente, tocou fraco para a defesa com os pés de Marcão.

Aos 27 minutos, Leandro Miranda cobrou falta frontal. A bola passou por cima da barreira e tirou tinta da trave, assustando Cristiano. No final da partida, o goleiro Marcão se envolveu numa confusão com um gandula e acabou sendo atingido por uma barra de ferro. O policiamento do estádio retirou o gandula e levou junto com ele a prova da agressão.

Próximos jogos
Quarta-feira, às 16 horas, o Botafogo enfrenta o Taubaté, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. No mesmo dia, um pouco mais tarde, às 20h30, o Comercial vai até Limeira enfrentar a Internacional, no estádio Major Levy Sobrinho.

Ficha Técnica

Comercial 1 x 0 Botafogo
Local: Estádio Francisco Palma Travassos, em Ribeirão Preto (SP)
Dia: 04/01/07
Árbitro: Rodrigo Braghetto
Cartões Amarelos: Ivan, Fernando, Anderson Bill (Comercial); Élson, Gil, Evandro (Botafogo)
Gol: Ailton, aos 14’/1T (Comercial)

Comercial
Cristiano; Claudemir, Anderson Bill, Rodrigão e Ivan (Carlos Eduardo); Goiano, Rodolfo (Fernando), César e Alexssandro Goiano; Ailton (Nei Bala) e Wellington.
Técnico: Paulo Egídio

Botafogo
Marcão; Rodrigo Santos (Adriano Iversen), Evandro, Hugo e Titã (Marcinho); Eduardo, Élson (Paulinho), Leandro Miranda e Paulinho Carioca; Vitor Hugo e Gil.
Técnico: Paulo Cezar Catanoce