Portuguesa 5 x 1 XV de Jaú - Lusa dispara no Paulista A-2

São Paulo, SP, 3 (AFI) – Na condição de grande estrela do Campeonato Paulista da Série A-2, a Portuguesa continua tranqüila na liderança. Neste sábado à noite, no Canindé, em São Paulo, venceu de virada o XV de Jaú, por 5 a 1, ampliando sua vantagem na liderança, agora com 16 pontos. É bem verdade que a Lusa tem um jogo a mais do que seus concorrentes, mas o vice-líder é o União São João, com 11 pontos, portanto, cinco a menos.

Esta foi a quinta vitória da Lusa, que está sobrando na competição. Por outro lado, a situação quinzista é muito ruim, porque não vence há quatro rodadas. Na realidade só ganhou na estréia, quando fez 3 a 1 sobre o Mogi Mirim.

Esquema 3-6-1 funcionou
O anunciado esquema 3-6-1 do XV de Jaú funcionou bem. Mesmo com apenas um homem no ataque, o visitante se posicionava bem no meio-campo e saia em velocidade nos contra-ataques. E o XV de Jaú saiu na frente aos 20 minutos, após cobrança de falta, os zagueiros da Lusa bateram cabeça e a bola sobrou para o chute forte de Flávio Faroni.

O jogo continuou movimentado e violento, com vários cartões. Pior para o zagueiro Marken que foi expulso aos 36 minutos depois de cometer falta violenta sobre Vaguinho. Como ele já tinha recebido o amarelo, acabou expulso, prejudicando o esquema com três zagueiros armado pelo técnico Adailton Ladeira.

A virada rápida
A inferioridade em campo logo ficou evidente. E a Portuguesa empatou aos 42 minutos, quando Vaguinho aproveitou o rebote do goleiro Fabiano Heves que espalmou o chute forte de Marcos Paulo. Aos 47 minutos aconteceu a virada. Vaguinho cobrou escanteio com muito efeito, o goleiro Fabiano Heves não cortou e Bruno esticou a perna para completar. No intervalo, aconteceu um lance curioso: o lateral Daniel agrediu com um empurrão a Régis, o seu próprio companheiro e também acabou expulso, deixando o XV de Jaú com apenas nove jogadores.

Mudanças no intervalo
Cada time mudou duas vezes no intervalo. O XV de Jaú para tentar se armar na defesa e evitar mais gols do adversário; a Portuguesa para poupar seus jogadores. Logo aos seis minutos, Leonardo ampliou para a Lusa. Depois da cobrança de falta e desvio na pequena área, o lateral apareceu para desviar de cabeça.

Mesmo com dois jogadores a menos, o XV de Jaú se empolgou com a morosidade da Portuguesa. Assim foi ao ataque e acertou a trave de Tiago duas vezes, mas sofreu o quarto gol aos 34 minutos, quando Wilton Goiano entrou na área em velocidade e bateu cruzado. E depois levou o quinto, aos 41 pontos, quando o goleiro Tiago fez história ao cobrar falta quase em cima da linha para marcar seu primeiro gol como profissional.

Próximos Jogos
Na quarta-feira, a Portuguesa volta a jogar em casa, desta vez diante do União São João. O XV de Jaú vai tentar se reabilitar diante do Palmeiras B, em São Paulo, às 16h.

Ficha Técnica

Portuguesa 5 x 1 XV de Jaú

Local: Estádio do Canindé, em São Paulo-SP.
Renda: R$ 17.505,00
Público: 1.410 pagantes
Árbitro: Philippe Lombard
Cartões amarelos: Marken, Flávio Faroni, André Oliveira, Ralf e Rodolfo (XV de Jaú); Érick, Bruno e Marcos Paulo (Portuguesa).
Cartões vermelhos – Marken e Daniel.
Gols: Flávio Faroni, aos 20, Vaguinho aos 42 e Bruno aos 47 minutos do 1.º tempo. Leonardo, aos 6, Wilton Goiano, aos 34 e Tiago, falta,aos 41 minutos do 2.º tempo.

Portuguesa
Tiago; Wilton Goiano, Bruno, Samuel e Leonardo; Marcos Paulo, Érick (Diogo), Preto e Raí; Vaguinho (Rivaldo) e Samuel Lopes (Joãozinho).
Técnico: Vágner Benazzi.

XV de Jaú
Fabiano Heves; André Oliveira, Marken e Zé Carlos; Daniel, Ralf, Flávio Faroni (Rodolfo), Naldo, Andrezinho (Nivaldo) e Marquinhos; Régis (Paulinho).
Técnico: Adailton Ladeira.