Seleção brasileira: Pressionado, Tite chama seis campeões olímpicos

Tite deve ter ouvido nosso conselho, porque é preciso usar os campeões

Desta vez, o Flamengo não pode se negar a ceder Pedro para os jogos das Eliminatórias

matheius cunha.brasil.2021. e1629172890557

Tite, técnico da Seleção Brasileira de Futebol, divulgou na manhã da última sexta-feira, a lista com os 24 jogadores convocados para três jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo (dia 2 de setembro contra o Chile; dia 5 contra a Argentina e dia 9 contra o Peru).

Serão três jogos em nove dias, o que vai prejudicar alguns clubes brasileiros que neste período vão disputar competições importantes que estarão em fase decisiva. Um problema sério que a CBF insiste em repetir. Desta vez, no entanto, os clubes não poderão impedir o jogador de se apresentar, porque eles vão jogar pela Seleção principal em partidas válidas pelas Eliminatórias da próxima Copa.

Nesse caso, ao contrário das Olimpíadas, quando o Flamengo impediu Pedro de se apresentar ao técnico André
Jardine, isso não pode ocorrer. Se Tite chamar, tem que ir. É ordem da FIFA.

OUVI PEDIDO ?
Curiosamente, escrevi outro dia sobre Tite e a Seleção. Sugeri ao técnico que mudasse radicalmente sua maneira de trabalhar. Que desse uma renovada no elenco e que convocasse alguns jogadores que brilharam no torneio de futebol olímpico. E parece que Tite ouviu nosso pedido.

Na relação divulgada nesta sexta, nada menos do que seis nomes pertenciam à Seleção que ganhou o torneio Olímpico. Foi um tiro na mosca, porque os convocados são mesmo muito bons jogadores e vão dar novas opções ao treinador quando for montar sua equipe titular.

A relação com os vinte e quatro nomes nós vamos fornecer em seguida. Mas antes quero destacar a volta do excelente Éder Militão, zagueiro de área que logo será titular, e de Raphinha, um jovem atacante que atua no Leeds, da Inglaterra, e que tem tudo para vingar até como titular do time. Fiquem de olho.

CONFIRA OS SELECIONADOS
A relação com os vinte e quatro nomes dos jogadores convocados está aqui. Goleiros – Alisson, Ederson e Weverton (este é o que, no momento, está em melhor forma). Laterais – Daniel Alves (que foi campeão olímpico), Danilo, Alex Sandro e Guilherme Arana (também campeão lá no Japão).

Zagueiros de área – Eder Militão, Lucas Verissimo, Marquinhos e Thiago Silva. No meio campo – Bruno Guimarães (campeão olímpico), Casemiro, Claudinho (campeão olímpico), Everton Ribeiro, Fabinho, Fred e Lucas Paquetá.

Atacantes – Firmino, Gabigol, Matheus Cunha e Richarlison (campeões olímpicos) Neymar e Raphinha. Em tese, o time considerado titular terá Weverton; Daniel Alves, Alex Sandro ou Arana; Casemiro, Everton Ribeiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá. Richarlyson, Neymar e Matheus Cunha ou Raphinha.

Dia 2 o jogo será em Santiago do Chile. Dia 5, na Arena Corinthians, em São Paulo. E dia 9, no Recife. 

NOSSA AVALIAÇÃO
Nesta relação, concordo com os nomes dos três goleiros. São ótimos, mas Weverton é melhor. Nas laterais não chamaria mais Danilo, que até hoje nada fez de bom na seleção. Também descartaria Alex Sandro. No meio da zaga todos os quatro chamados são bons, mas acho que já está na hora de sacar Thiago Silva ou Marquinhos para escalar Militão, que está em excelente forma e é bem mais jovem.

Na cabeça de área manteria o Casemiro mas escalaria a seu lado Bruno Guimarães, da Seleção Olímpica. Ele é muito bom e além de marcar sabe criar jogadas. É uma revelação. Na meia mais avançada, manteria Lucas Paquetá, que se deu muito bem com Neymar na última Copa América.

Mas não escalaria Claudinho, que fracassou nos jogos decisivos das Olimpíadas. Na frente, Neymar é o grande astro. A seu lado colocaria Richarlyson e Mateus Cunha. Boto muita fé neste jovem que foi artilheiro do Brasil nos Jogos de Tóquio. É atrevido.

Confira também: