Futebol paulista sem representação política
O futebol de São Paulo sempre foi o mais forte tecnicamente e, embora em baixa, continua sendo o Estado com maior representação nas competições nacionais. Na próxima temporada serão quatro times na Série A e oito times na Série B. Mas a representatividade política é zero.
O futebol de São Paulo sempre foi o mais forte tecnicamente e, embora em baixa, continua sendo o Estado com maior representação nas competições nacionais. Na próxima temporada serão quatro times na Série A e oito times na Série B. Mas a representatividade política é zero.
A CBF jamais foi presidida por um paulista e o Clube dos Treze, mesmo com a maioria dos clubes de São Paulo, está há 14 anos fora do controle de dirigentes paulistas.
Na modesta FBA, que faz a gestão da Série B, a situação é ainda mais constrangedora. Com o comando centrado em cartolas nordestinos, os dirigentes paulistas são tratados com total desdém.
E o curioso é que em 2007, de 20 times, oito são de São Paulo, representando 40% de toda a competição. Embora o Rio de Janeiro não tenha nenhum integrante na competição, todas as decisões são centradas na capital carioca.
E o quadro fica mais triste quando se observa que os principais dirigentes do futebol paulista agem com completa subserviência, em grave prejuízo moral e financeiro para os clubes de São Paulo.
É fundamental o surgimento de uma liderança política esportiva para enfrentar o comando do futebol brasileiro, seja da CBF, seja das entidades gestoras. Do contrário, continuaremos sendo figurantes de decisões que somente vão contra os interesses dos clubes de São Paulo.
Mais um rebaixamento?
A situação do tradicional Guarani seria cômica, se não fosse trágica. Disputando a A-2 Paulista em 2007, os jogadores somente se apresentarão no dia dois de janeiro, sem qualquer planejamento ou conhecimento da competição, já que as outras 19 equipes estão em total preparação.
Estação Futebol
O Portal Futebol Interior está na televisão nas noites de 3ª feira com o “Estação Futebol”, apresentado às 23 horas nos canais 9 da Net/São Paulo, 72 e 99 da TVA e canal 8 da Net/Campinas. Edgard Soares, Dalmo Pessoa, Artur Eugênio e Juarez Soares (foto) participam do programa.
Primavera: novo presidente
O Primavera de Indaiatuba, fundado em 1927, voltou a eleger Tadeu Leite como presidente para os dois próximos anos. Tadeu participou das principais conquistas do clube e já confirmou Tadeu Martins, pai do jogador Diego Tardelli, como treinador.
Santista animada
Mesmo rebaixada para a Série A-2 Paulista, a Portuguesa de Santos está motivada. Com apoio do empresário Gerson Vieira (foto) o time está investindo pesado. O último reforço foi o experiente volante Romeu, ex-Corinthians.