O aumento do mercado comprador
O futebol brasileiro, logo após a conquista da Copa do Mundo de 1958, tornou-se a principal vitrine do mercado mundial. Até os anos 80, a Itália, a Espanha e Portugal eram os países europeus que mais compravam os atletas brasileiros.
O futebol brasileiro, logo após a conquista da Copa do Mundo de 1958, tornou-se a principal vitrine do mercado mundial. Até os anos 80, a Itália, a Espanha e Portugal eram os países europeus que mais compravam os atletas brasileiros.
Hoje é o mundo que vem ao Brasil para as compras, ou até mesmo os empresários brasileiros com os dvds, indo ao encontro do mercado exterior. Vendem seus atletas, como se fossem mercadorias.
Mas para ilustrar esse assunto vamos aos números,porque contra eles não há argumento. No documento de transferências da CBF, estão relacionados 822 atletas que saíram do Brasil em 2006. Foram para 83 países. O maior comprador foi Portugal com 142, vindo a seguir o Japão com 49, Itália 39, Espanha 34, Grécia 27, Polônia 24 e Alemanha com 20. A França comprou 14.
A China também é um país que gosta de atletas brasileiros,comprou 15, assim como Áustria com 13 e Suécia com 20. Alguns países sem expressão futebolística também compram os brasileiros: para a Armênia foram 5, Bahrain 6, Canadá 8, Israel 9 e Hungria 6.
Até para o Vietnã foram 16 atletas. Bem, agora chega de números, mas eles foram necessários para dar mais crédito a esta coluna e mostrar que o faturamento dos clubes e empresários estão acontecendo. É o mercado futebolístico ajudando a girar a economia brasileira.