Paulistão equilibrado

Vandinho atacante NoroesteContrariando toda a festa feita pela grande imprensa paulista, quando, após as três primeiras rodadas todos os times “grandes” estavam com campanhas boas, três deles com 100% de aproveitamento. Mas, passadas mais algumas rodadas, os grandes já começaram a patinar e alguns grandes do interior já começaram a dar trabalho para os favoritíssimos São Paulo, Corinthians, Santos e Palmeiras.

Os times que mais inspiram confiança do interior são Noroeste, Ituano, Bragantino e Paulista. Todos eles estão próximos, com 10 e 11 pontos e Norusca, Ituano e Paulista já tiraram pontos de times grandes. O Bragantino deu trabalho para o Santos, mas perdeu por 3 a 2.

Vejo um Campeonato Paulista difícil, muito eqüilibrado, não sendo surpresa nenhuma ver algum dos times grandes fora das semifinais. E explico: Santos e São Paulo queriam ter uma vantagem considerável quando a Libertadores se iniciasse. Nenhum deles conseguiu. Apesar do Santos ter três pontos de vantagem sobre o vice-líder São Caetano, essa vantagem não pode ser considerada grande. O mesmo se diz do São Paulo, que deve priorizar a Libertadores e deixar o Paulistão de lado, já já.

Falei dos dois melhores times. Corinthians e Palmeiras já derrapariam (como já derraparam) de qualquer maneira, devido aos fracos elencos que têm para a disputa do Paulistão e da Copa do Brasil. Não podem ser considerados times que vão disparar no Paulistão. Eles terão dificuldades, e muitas, para garantir uma das quatro vagas nas semifinais.

E vocês, internautas, podem me perguntar: e o Noroeste, cadê o Trem-Bala, que já não vence há três jogos no Paulistão. Bom, eu respondo: o time pegou três pedreiras, sendo duas delas fora de casa. Conseguiu somar dois pontos importantes, principalmente pelas circunstâncias das partidas contra o Marília e São Paulo.

O time pegou confiança no empate com o Tricolor e tem a obrigação de vencer o Barueri a qualquer custo se quiser continuar na briga por uma das quatro vagas nas semifinais. A vantagem do Norusca é que, após pegar o Barueri, faz três jogos seguidos em casa e precisa, a qualquer custo também, das três vitórias.

Ferrari
Um dos destaques do Norusca tem sido o atacante Vandinho (foto). Ele é rápido e tem sido um verdadeiro tormento para as defesas adversárias. De tão rápido, vem sendo chamado de Vandinho Ferrari. O goleiro Fabiano, depois de um começo tímido, também foi bem nos últimos dois jogos, já merecendo destaque. O Norusca também tem um volante de qualidade, chamado Hernani, um jogador que já passou dos 30 anos, mas corre como um garoto de 20.

Análise
O Noroeste tem um bom time, mas está carecendo de um maior poder de marcação, principalmente quando o time perde a bola no ataque. O meio-campo não tem sido consistente na marcação e a zaga, muitas vezes falha, mesmo atuando (nos dois últimos jogos) com três zagueiros. Isso não tem sido problema, pois Fabiano está sendo um verdadeiro milagreiro, fazendo defesas difíceis e importantes. Do meio-campo para frente, o Norusca vai bem, atacando com consistência e criando boas chances.

No geral, o time está indo bem, mas, se acertar a defesa e a cobertura no meio-campo vai mais longe ainda no campeonato.

Lembrando que…
Hoje (segunda-feira) tem a terceira edição do Ritmo do Esporte, na 94FM. Os dois primeiros programas foram bem recebidos pelo público em geral, que participou das discussões e deu avaliações positivas do programa. Obrigado, gente!

Um abraço para todos e até a próxima coluna!