OLIMPÍADAS: Canadá vence Suécia nos pênaltis e fatura inédito ouro no futebol feminino

Canadá saiu atrás, buscou o empate e garantiu o ouro nos pênaltis

Em sua primeira final, Canadá faturou o inédito ouro olímpico

Canadá é ouro. (Foto: TeamCanada)

Campinas, SP, 06 (AFI) – O Canadá é o mais novo campeão olímpico no futebol feminino. Nesta sexta-feira, as canadenses suaram, mas venceram a Suécia nos pênaltis por 3 a 2 após 12 cobranças e sete erros em Yokohama, no Japão. No tempo normal, Canadá e Suécia empataram por 1 a 1 e ficaram no 0 a 0 na prorrogação.

Blackstenius abriu o placar para as suecas, mas Fleming, de pênalti, deixou tudo igual. Nos pênaltis, as mulheres sofreram para acertar o gol. Tanto é verdade que apenas Björn e Schough fizeram para a Suécia em seis cobranças, enquanto Fleming, Rose e Grosso anotaram os gols do inédito título para o Canadá.

GOL LÁ, GOL CÁ!
O primeiro tempo teve um certo equilíbrio, mas ainda assim a Suécia foi um pouco melhor. Tanto é verdade que chegou ao gol aos 34 minutos. Blackstenius aproveitou cruzamento rasteiro na medida de Asllani para bater de primeira e vencer a goleira Labbé.

No segundo tempo, a Suécia manteve a marcação alta. Mas quando afroxou, levou o empate. Sinclair foi derrubada por Ilestedt. A árbitra russa Anastasia Pustovoitova precisou do auxílio do VAR para marcar a penalidade máxima. Na cobrança do pênalti, aos 21 minutos, Fleming cobrou no canto direito de Lindahl, que caiu para o outro lado.

Na prorrogação, o Canadá começou melhor, mas a Suécia também criou as suas chances. Mas a partir do momento em que o tempo passava, as jogadoras tiraram o pé e esperaram pelas cobranças de pênaltis.

SAI, ZICA!

O Canadá vinha de dois bronzes seguidos e jamais havia chegado à final olímpica. Agora, porém, entra para a seleta lista de campeões ao lado de EUA, Noruega e Alemanha. A Suécia, por outro lado, fica com a prata pela segunda vez seguida, uma vez que bateu na trave no Rio de Janeiro em 2016. Na disputa do terceiro lugar, os EUA levaram a melhor sobre a Austrália (4 a 3).

Confira também: