Palmeiras embala de vez no Brasileirão 2021
Após seis vitórias consecutivas, o Palmeiras aparece como grande líder neste primeiro turno.
Bragantino é o único invicto e Atlético Mineiro está perto do líder
Hoje vamos aproveitar o fato do Campeonato Brasileiro não ter rodada cheia no meio de semana, para fazer uma análise mais profunda sobre o comportamento dos vinte clubes que disputam a Série A. O líder isolado da competição é o Palmeiras que, nas últimas rodadas não perdeu para ninguém, chegou aos 28 pontos em 12 jogos, marcou 24 gols (que dá média de mais de um gol por partida) e sofreu 12, o que lhe dá um saldo favorável de 12 gols.
O Campeonato, que já teve doze rodadas disputadas, só tem um clube invicto: o Red Bull de Bragança Paulista, que faz brilhante campanha na atual temporada. Paralelamente, a Chapecoense faz campanha totalmente negativa. A Chape é o único clube que não conseguiu nenhuma vitória até agora.
Está em último lugar e, pelo menos neste momento, é o time mais ameaçado pelo rebaixamento entre todos que disputam esse Brasileirão. Sua situação é dramática. Ou reage forte desde já, ou estará na série B do Brasileiro no ano que vem.
OS MELHORES
No grupo dos cinco melhores times do campeonato neste momento estão Palmeiras, Atlético Mineiro, Fortaleza, Red Bull Bragantino e Athletico Paranaense, todos com um pé na Libertadores do ano que vem. Já os mais ameaçados pelo rebaixamento são Cuiabá, Sport Recife, Grêmio Porto Alegrense e Chapecoense.
Destes, eu diria que o Tricolor gaúcho atualmente dirigido por Luiz Felipe Scolari, é o único que dificilmente será rebaixado. Hoje ele tem só 6 pontos ganhos em 10 jogos disputados, mas tem time para sair desta incômoda posição.
Lembro que o Tricolor do sul tem dois jogos a menos que a maioria dos clubes que disputam o campeonato e, se conseguir vencê-los subirá mais seis pontos que certamente o ajudarão a sair da lista dos quatro últimos colocados.
Outros clubes que não podem descuidar ou poderão entrar no grupo da degola são América Mineiro, São Paulo, Juventude, Internacional e até o Corinthians. Entre os cinco paulistas que disputam a série A, o pior é o São Paulo que só somou 11 pontos até agora.
OS NÚMEROS
Confiram aqui os melhores e piores números do Brasileirão. Clube com maior número de vitórias – Palmeiras – 12. Time que mais empatou – Cuiabá – 6 vezes. O que mais perdeu foi a Chapecoense, 8 derrotas. Melhor ataque é o do Palmeiras – 24 gols. Pior ataque é o do Sport Recife, apenas 6 gols marcados.
Único invicto – Bragantino. Defesas menos vazadas – Fortaleza e Flamengo – 9 gols contra. Melhor saldo – Palmeiras, 12 gols. Defesa mais vazada – Chapecoense, 23 gols contra. A Chape, por sinal, é o time que mais perdeu na competição: 11 vezes.
ALINHAMENTO
Como disse, foram disputadas até agora doze rodadas do primeiro turno do campeonato. Faltam sete para sabermos quem será o melhor time da primeira fase da competição. Quando o Brasileirão terminar, cada clube terá disputado trinta e oito partidas.
Entre os vinte clubes que disputam a Série A deste ano, a grande surpresa é o Fortaleza, que está entre os três primeiros colocados. Sua defesa é ao lado do Flamengo a menos vazada e seu ataque está entre os três mais eficientes (atrás apenas de Palmeiras e Red Bull).
Como disse acima, o Brasileirão não terá rodada cheia neste meio de semana que ficou reservado para jogos da Copa Libertadores de América e Copa Sul-Americana. Ainda assim, haverá um jogo entre Cuiabá e Atlético-GO, programado para esta quarta-feira, dia 21 de julho, as 19 horas. Essa partida foi adiada porque o estádio do Cuiabá foi cedido para os jogos da Copa América 2020.
FINAL DE SEMANA
No final de semana, será disputada a décima terceira rodada do primeiro turno. No sábado, dia 24 de julho jogam ás 17 horas, Grêmio x América MG, em Porto Alegre. Às 19 horas, Palmeiras x Fluminense, em São Paulo. No domingo, dia 25 de julho, às 11 horas da manhã, o Atlético Mineiro enfrenta o Bahia, em BH.
Às 16 horas, o Flamengo recebe o São Paulo, no Maracanã, Rio de Janeiro. Em Fortaleza, o Fortaleza pega o Red Bull Bragantino. Às 18 horas jogam Santos x Atlético Goianiense na Vila Belmiro. O Athletico encara o Internacional, em Curitiba. Às 20h30 o Sport recebe o Ceará.
Na segunda- feira, dia 26, dois jogos. Às 18 horas, Juventude x Chapecoense e às 20 horas, Cuiabá x Corinthians.