Tite pode ultrapassar Zagallo como técnico do Brasil com mais jogos de invencibilidade na Copa América: "Ele é ícone"
Brasil e Argentina decidirão o torneio neste sábado, às 21h, no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro, RJ, 09 (AFI) – A final contra a Argentina terá um ‘gostinho’ ainda mais especial para o técnico Tite. Além da possibilidade de levar a seleção brasileira a mais um título da Copa América, o treinador poderá ultrapassar uma marca histórica conquistada por ninguém menos que Mário Lobo Zagallo.
Tetracampeão mundial com a seleção brasileira, sendo dois títulos como jogador, um como treinador e outro como auxiliar técnico, Zagallo defende uma invencibilidade de 12 jogos com a seleção brasileira na Copa América. Sob seu comando, foram: dez vitórias e dois empates.
Tite alcançou tal marca ao derrotar o Peru, na semifinal do torneio, por 2 a 1. O atual comandante da seleção brasileira venceu nove jogos e empatou outros três. Se passar pela Argentina, ultrapassará Zagallo e se tornará o técnico com mais jogos sem derrotas na Copa América no comando do Brasil.
No entanto, a marca pessoal não interessa muito ao técnico Tite. Perguntado pelo repórter Kim Belluco sobre a possibilidade de ultrapassar Zagallo, o treinador optou por minimizar o fato e exaltar o ‘Velho Lobo’.
“Zagallo é ícone, mestre. Tem que ter reverência nossa de todos os técnicos. É um precursor, um visionário, intuitivo, trouxe uma pessoa do seu lado com capacidade de análise, o Parreira, um legado histórico para o futebol brasileiro. Não dá pra falar de quanto ele traz de ensinamento, persistência, de amor pela seleção brasileira. Nós estamos fazendo uma etapa importante dentro da nossa possibilidade da seleção brasileira”, falou o treinador, em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira.
MAIS MARCAS
Apesar de não falar de marcas pessoais, Tite esteve muito perto de bater mais uma marca do técnico Zagallo. O ‘Velho Lobo’ é o treinador com a maior sequência de vitórias no comando da seleção brasileira. Em 1997, ele chegou a 14 triunfos consecutivos. A sequência foi cortada no dia 14 de dezembro, no empate sem gols, diante da Austrália, na Copa das Confederações.
Tite chegou a dez vitórias seguidas ao vencer a Colômbia por 2 a 1, na quarta rodada da Copa América, mas perdeu a chance de fazer ainda mais história ao empatar por 1 a 1 com o Equador na rodada seguinte.
Além de Tite, Telê Santana e Luiz Felipe Scolari conseguiram chegar a marca de dez triunfos seguidos com a seleção brasileira. Vanderlei Luxemburgo e Dunga somam 11, enquanto Aimoré Moreira, entre os anos de 1960 e 1962, venceu 13 seguidas, perdendo apenas para Zagallo.
Veja aqui a coletiva completa do técnico Tite:
Confira também:
- Thiago Silva sobre a presença de público na final da Copa América: "Uma motivação a mais"
- Com gramado 'bom', Tite prevê grande espetáculo na final da Copa América
- Copa América: Conmebol doa vacina ao Brasil e Tite faz apelo antes da final: "Vacinem-se"
- Prefeitura libera, e Maracanã poderá ter 6,5 mil pessoas na final da Copa América
- Neymar cita bom retrospecto no Maracanã e vê decisão da Copa América como 'final dos sonhos'
Noticias Relacionadas
-
Seleção deve ter ao menos uma mudança para jogo contra Uruguai
15/11/2024 -
Atuação de Vini Jr pela seleção repercute na Espanha
15/11/2024 -
Dorival Júnior chama Alex Telles e Dodô para jogo contra o Uruguai
15/11/2024 -
Como fica a seleção brasileira após empate com a Venezuela?
15/11/2024