Marília tem até dia 29 para definir a participação na Copa Paulista

Os interessados na participação precisam dar resposta até o próximo dia 29

16243170544RlcMBm72y
Foto: Lucas Daquino

Marília, SP, 21 – A Federação Paulista de Futebol (FPF) comunicou aos times das três primeiras divisões do Campeonato Paulista, no último fim de semana, que a disputa da Copa Paulista deverá começar no dia 5 de setembro. O Conselho Técnico será realizado no dia 5 de julho e os interessados na participação precisam dar resposta até o próximo dia 29 (terça-feira). 

O Marília Atlético Clube (MAC) tem vaga assegurada, por ter terminado a Série A-3 entre os nove primeiros colocados, mas a tendência é que a diretoria abra mão da participação pela questão financeira. Na semana passada o vice-presidente Alysson Souza disse que os dois principais patrocinadores renovaram contrato, mas apenas para o estadual de 2022. No entanto, a definição da presença acontecerá somente no último dia para a confirmação na FPF.

Nesta segunda-feira (dia 21), em contato com a reportagem JM, o dirigente falou que tudo segue do jeito que foi anunciado na semana passada e que ainda não está totalmente descartada a participação na Copa Paulista. A principal esperança está na liberação da cota de participação da Copa do Brasil, de R$ 560 mil, que ainda está retida na CBF.

Pelo acordo na Justiça do Trabalho em 2016, o Marília tem direito a ficar com 70% do valor (R$ 392 mil). O restante (30%) será repassado para o pagamento de ações trabalhistas. Se for disputar a Copa Paulista, o MAC terá que contratar um treinador. No último sábado (dia 19), em entrevista ao Jornal da Manhã, o técnico Guilherme Alves se despediu do clube, mesmo ainda sem um posicionamento do Alviceleste quanto à presença e renovação de seu contrato.

Até 32 participantes em 2021

A Copa Paulista poderá ter até 32 participantes, sendo que as vagas foram divididas da seguinte maneira: os 12 primeiros colocados da Série A-1, os 11 primeiros da A-2 e nove melhores colocados da A-3. Contudo, pelo fato de não haver obrigação na participação, aqueles que não quiserem disputar, suas vagas serão oferecidas para as equipes abaixo na classificação das séries.

O clube campeão poderá optar pela vaga na Copa do Brasil de 2022 ou no Campeonato Brasileiro da Série D. O vice-campeão ficará com a vaga remanescente desta escolha. No ano passado, a Portuguesa conquistou o título e resolveu disputar a 4ª Divisão Nacional e o MAC acabou ficando com a Copa do Brasil.

Por Jorge Luiz, do Jornal da Manhã de Marília