83 anos de história: Há 50 anos, Marília disputava pela 1ª vez a Divisão Especial do Paulistão

Marília conquistou o acesso em 1971, mas de 1972 a 1974 disputou o Paulistinha e só foi enfrentar as principais equipes do Estado em 1975

Logo na estreia do Paulistão de 1975 (2 de março), o Marília venceu o Santos de virada na Vila Belmiro, pelo placar de 2 a 1, com gols de Itamar e Nelson Lopes

Marília terminou o 1º turno do Paulistão na 6ª colocação (Foto: Arquivo Jornal da Manhã)
Marília terminou o 1º turno do Paulistão na 6ª colocação (Foto: Arquivo Jornal da Manhã)

Marília, SP, 12 (AFI) – Neste 12 abril, o Marília Atlético Clube (MAC) completa 83 anos de fundação e a reportagem JM lembra que há 50 anos, aconteceu a primeira participação na Divisão Especial do Paulistão. O Alviceleste conquistou o acesso em 1971, mas de 1972 a 1974 disputou o Paulistinha e só foi enfrentar as principais equipes do Estado em 1975.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está
nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

Logo na estreia do Paulistão de 1975 (2 de março), o Marília venceu o Santos de virada na Vila Belmiro, pelo placar de 2 a 1. Os gols saíram somente no segundo tempo. Nelson Lopes marcou contra para o Peixe aos sete minutos. Aos 26, o centroavante Itamar empatou e Nelson Lopes se redimiu dois minutos depois, fazendo o segundo maqueano.

O MAC foi comandado pelo técnico Wilson Francisco Alves, o “Capão”, que escalou neste jogo: Neuri Cordeiro; Carlos Roberto; Dárcio, Ademir e Mineiro; Zé Carlos e Nelson Lopes; Quita, Toninho, Itamar e Ferreira. No jogo seguinte veio a estreia do estádio Bento de Abreu e o empate em 1 a 1 contra o Corinthians. O Timão marcou com Pita e o Alviceleste anotou com Itamar.

Nos duelos contra São Paulo e Palmeiras, ainda pelo primeiro turno, o Marília perdeu para o Tricolor por 2 a 1 no Pacaembu e para o Verdão por 2 a 0, no Abreuzão. Porém, no clássico contra o Noroeste, vitória em casa por 2 a 0, com gols de Nelson Lopes e Toninho. O MAC terminou o primeiro turno na 6ª colocação entre os 19 clubes, com sete vitórias, seis empates e cinco três derrotas.

17444005516PKT4Kv7Gg
Presidente Pedro Pavão entrega flâmula do Marília a Zé Maria, capitão do Corinthians, na estreia no Abreuzão pelo Paulistão de 1975

No segundo turno, ganhou somente uma partida das nove realizadas, com sete derrotas e um empate. Na classificação geral, acabou em 13º lugar, com a mesma pontuação (23) do rival Noroeste, que ficou uma posição abaixo pelos critérios de desempate.

O Marília ainda enfrentou São Paulo e Corinthians mais uma vez, com derrotas. Diante do Tricolor, placar de 3 a 1 no Abreuzão e resultado de 2 a 0 para o Timão no Pacaembu.

AMISTOSO E TORNEIO JOSÉ ERMÍRIO

Na temporada 1975, o Marília realizou vários amistosos e o principal deles foi contra o Coritiba-PR, no Bento de Abreu, em que o centroavante Itamar marcou o único gol da vitória por 1 a 0, no dia 10 de julho. Após o Paulistão, o MAC ainda disputou o Torneio José Ermírio de Moraes, que um ano antes havia sido campeão e dessa vez terminou na 9ª colocação entre os 13 participantes.

Confira também: