Carioca: Após 18 anos, um clube de menor expressão volta à final do Estadual
Nova Iguaçu se tornou mais um "pequeno" finalista no milênio contra uma das quatro forças; este é o maior feito do Orgulho da Baixada em 33 anos de existência
Última equipe que tinha conseguido tal proeza foi o Madureira, em 2006; Volta Redonda e Americano também chegaram perto do título
Rio de Janeiro, RJ, 19 (AFI) – O Nova Iguaçu está escrevendo uma linda história no Campeonato Carioca. Em 33 anos de existência, o Orgulho da Baixada chegou de forma inédita à decisão do Estadual. A façanha aconteceu no último domingo, quando os laranjas, pela volta das semifinais, bateram o Vasco por 1 a 0, no Maracanã, com gol do destaque Bill. O adversário da final vai ser o Flamengo.
O último clube de menor expressão que conseguiu tal proeza no Cariocão foi o Madureira, em 2006, há 18 anos. Na ocasião, em fórmula de disputa diferente da atual, o Tricolor Suburbano ergueu o caneco da Taça Rio e enfrentou o Botafogo nos jogos que valiam o título. No entanto, o Madura sofreu revés tanto na ida quanto na volta e amargou o vice.
OUTROS DOIS “INTRUSOS” DESDE 2000
Pouco antes, em 2005, outro “pequeno” se tornou finalista: o Volta Redonda. Vencedor da Taça Guanabara, o Voltaço mediu forças diante do Fluminense nos compromissos que determinariam o campeão. No primeiro embate, vitória por 4 a 3 do Aurinegro. No segundo, o Tricolor das Laranjeiras cresceu, triunfou pela contagem de 3 a 1 e assegurou o título.
Por fim, em 2002, o Americano levantou os dois turnos do certame. Contudo, precisou, ainda assim, disputar a terceira fase, onde acabou superado na finalíssima pelo Fluminense nas duas partidas: 2 a 0 e 3 a 1. Ambas foram disputadas no Maior do Mundo e o Flu mostrou superioridade dentro das quatro linhas nos confrontos, garantindo o troféu.
ÚLTIMO CAMPEÃO HÁ 58 ANOS
O Bangu foi quem surpreendeu para valer em 1966, ou seja, há 58 anos, ficando com a taça. Naquela época, a competição teve duas etapas.
Na liderança com 14 pontos, o Alvirrubro se posicionou à frente do Flamengo, com dez. Fluminense e Botafogo somaram oito e o Vasco acumulou sete no grupo derradeiro.
SEQUÊNCIA DO NIFC NA TEMPORADA
Pelo desfecho do Campeonato Carioca, o Nova Iguaçu mede forças contra o Flamengo nos dias 31 de março e 7 de abril, no Maracanã, sem horário definido até o momento. O Placar FI acompanha ao vivo.
Confira também:
- Ex-jogador e ídolo do Vasco, Geovani é hospitalizado por problemas no intestino
- Carioca: Óscar Romero é o novo reforço do Botafogo para o decorrer da temporada
- Carioca: Boavista garante vaga na Série D de 2025 após avançar para a decisão da Taça Rio
- Pulgar, do Flamengo, é cortado dos amistosos do Chile por desgaste muscular
- Carioca: Técnico do Nova Iguaçu já mira os confrontos da final contra o Flamengo