10 estádios da Liga dos Campeões para um tour virtual no Google Arts & Culture
A final da temporada 2021/22, por exemplo, foi disputada Estade de France, nos arredores de Paris (França), em maio
A Liga dos Campeões (Champions League) é a principal competição de futebol de clubes da UEFA, o órgão regulador do futebol europeu
Campinas, SP, 23 (AFI) – A Liga dos Campeões (Champions League) é a principal competição de futebol de clubes da UEFA, o órgão regulador do futebol europeu. O evento coloca muitos dos melhores jogadores e equipes uns contra os outros e, como tal, acontece em algumas arenas incríveis.
A final da temporada 2021/22, por exemplo, foi disputada Estade de France, nos arredores de Paris (França), em maio. Protagonizaram a decisão o Liverpool, da Inglaterra, e o Real Madrid, da Espanha. O Real Madrid conquistou o seu 14º título da Champions League, ao bater o Liverpool por 1 a 0.
A fase de grupos da Liga dos Campeões 2022/23 começou em 6 de setembro de 2022 e terminará em 2 de novembro de 2022. Um total de 32 equipes estão competindo na fase de grupos. As equipes que chegarem à final da competição, que está marcada para o dia 10 de junho de 2023, se confrontarão no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia.
Vale destacar que o Estádio Atatürk já foi palco de uma final histórica da Champions League – a decisão de 2005 – a qual o Liverpool se sagrou campeão ao bater o Milan nos pênaltis.
A edição de 2024 da Champions League também já tem o endereço da final – será no Wembley Stadium, em Londres. Em 2025, a final do torneio acontecerá na Fussball Arena München, em Munique, Alemanha.
É possível dar um giro por 10 destes “templos do futebol” pelo Street View, em uma exposição online do Google Arts & Culture:
1. STADE DE FRANCE, PARIS
Em 12 de julho de 1998, meses após a inauguração do Stade de France, a França derrotou o Brasil por 3 a 0 na final da Copa do Mundo de 1998. Já sediou finais da Liga dos Campeões, bem como a Eurocopa 2016. Embora não tenha fixo nenhum time francês, é a casa da formidável Seleção da França.
2. CAMP NOU, BARCELONA
Costuma-se dizer que o campeão catalão FC Barcelona é mais do que um clube, e sua casa, o Camp Nou é mais do que um estádio – desde 1957 é visto como um símbolo orgulhoso da cultura catalã e da excelência do futebol.
3. LUZHNIKI STADIUM, MOSCOU
Dizem que os arquitetos e engenheiros que projetaram o Estádio Luzhniki escolheram o local por sua beleza natural, o ar puro, verde exuberante e o extenso rio, sendo essenciais para o futuro dos esportes.
4. KARAISKAKIS STADIUM, PIRAEUS, GRÉCIA
Antes de ser o Estádio Karaiskakis, foi o Velódromo Neo Phaliron dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, realizados em 1896. Em 2004, quando Atenas mais uma vez sediou os Jogos, o antigo estádio foi demolido e totalmente reconstruído. Ainda não sediou uma final da UEFA, mas está pronto.
5. STADION FEIJENOORD, ROTERDÃ
O holandês Stadion Feijenoord, casa da equipe de futebol do Feyenoord, leva o nome do bairro local e do clube, mas é carinhosamente chamado “De Kuip” (A Banheira), pois se assemelha a uma grande banheira. Durante a Segunda Guerra Mundial, o estádio foi seriamente danificado e quase demolido pelos ocupantes alemães.
6. SAN SIRO, MILÃO
Duas equipes compartilham o Stadio Giuseppe Meazza, ou ‘San Siro’, para seus fãs – AC Milan e Inter de Milão. Quando o estádio foi inaugurado, em 19 de setembro de 1926, 35.000 espectadores viram a Inter derrotar o Milan por 6 a 3. Sua longa rivalidade é disputada duas vezes por ano, no Derby della Madonnina (também chamado de Derby de Milão).
7. ALLIANZ ARENA, MUNIQUE
Allianz Arena, de Munique, é uma maravilha arquitetônica coberta de bolhas infláveis pelas quais ganhou o apelido de “Schlauchboot” (bote). À noite, recursos de alta tecnologia iluminam totalmente a fachada, como uma tela de TV gigante – é a engenharia alemã mostrando o seu melhor.
8. ESTÁDIO DA LUZ, LISBOA
Oficialmente Estádio do Sport Lisboa e Benfica, o Estádio da Luz já recebeu inúmeras competições de futebol importantes, incluindo a final do Campeonato Europeu de 2004 e as finais da Liga dos Campeões de 2014 e 2020, cujos vencedores foram o Real Madrid e Bayern de Munique, respectivamente.
9. OLD TRAFFORD, MANCHESTER
A lenda do futebol inglês, Sir Bobby Charlton, o apelidou de “Teatro dos Sonhos”, e para muitos fãs ao redor do mundo, visitar Old Trafford, a casa do Manchester United, seria realmente um sonho tornado realidade. O primeiro jogo europeu disputado no Old Trafford foi contra o Real Madrid, em abril de 1957.
10. WEMBLEY STADIUM, LONDRES
O Campeonato da UEFA acontece em alguns dos maiores estádios esportivos do mundo, mas não há nenhum lugar como Wembley. Alguns podem dizer que não tem o mesmo charme do antigo estádio, mas certamente o local tem a atmosfera mais eletrizante.
Confira também:
- Liga dos Campeões: Müller e Kimmich, diagnosticados com covid, desfalcam Bayern
- Capello lembra passagem de Ronaldo pelo Real Madrid: 'Gostava das festas'
- Polícia apreende ‘’cocaína da Copa’’ no interior de São Paulo
- Inter define valor para vender Johnny, sondado no futebol internacional
- Panini: Curiosidades sobre a fabricante do álbum da Copa do Mundo
Noticias Relacionadas
-
PLACAR FI: Confira os RESULTADOS desta TERÇA-FEIRA
26/11/2024 -
Lewandowski supera 100 gols na Liga dos Campeões
26/11/2024 -
Milan supera Slovan Bratislava pela Liga dos Campeões
26/11/2024 -
Payet voltará ao Marselha quando deixar o Vasco
26/11/2024