Confirmados os cinco paulistas na Copa do Brasil 2024
A última vaga da FPF sairá da Copa Paulista
O Placar Ao Vivo do Futebol Interior irá acompanha todos os jogos da competição

Campinas, SP, 14 (AFI) – Com a eliminação do São Paulo para o Água Santa, foram confirmados todos os representantes de São Paulo, via Campeonato Paulista, na Copa do Brasil de 2024. Além do Netuno, disputarão o torneio: Palmeiras, Ituano, Red Bull Bragantino e São Bernardo.
Assim como Corinthians e Santos, o São Paulo ficou fora do torneio neste primeiro momento, mas pode conseguir a vaga de várias outras maneiras. Situação essa que já não é tão confortável para Timão e Peixe. O Tricolor vai jogar o torneio nacional mesmo se não bater nenhum de seus objetivos. Precisa, pelo menos, que o Palmeiras esteja na Libertadores de 2024.
Isso porque o São Paulo ficou na sexta posição no Campeonato Paulista. Ou seja, a vaga do Palmeiras passaria para ele, caso o Verdão vença a Copa do Brasil, a Libertadores ou fique no G-6 do Brasileirão.ENTENDA!
A mudança de regulamento na distribuição de vagas para a Copa do Brasil pode acabar prejudicando alguns grandes clubes do Brasil. Como agora a vaga pelo ranking da CBF não existe mais, os times precisam ter um ótimo desempenho do campeonato estadual ou poderão correr o risco de não participar da competição.
Três exemplos são o Santos, São Paulo e o Corinthians, que foram eliminados precocemente no Campeonato Paulista e não conseguiram garantir a vaga na Copa do Brasil. Agora, para poder se garantirem novamente na competição, precisarão atingir uma de três metas possíveis.

Cinco vagas são garantidas pelo Paulistão e já estão definidas: Palmeiras, Ituano, Red Bull Bragantino e Ituano, que estão nas semifinais, mais o São Bernardo, que somou 26 pontos. Depois aparece o São Paulo, em sexto, com 24 pontos, e o Corinthians, sétimo, com 23 pontos. O Santos terminou o Paulistão com apenas 14 pontos, em 11.º lugar.
OS CAMINHOS RESTANTES
Os caminhos são: terminar na zona de classificação para a Libertadores no Campeonato Brasileiro, ser campeão da Copa do Brasil desse ano ou vencer a Copa Paulista.
Para o Corinthians o caminho para a Copa do Brasil está mais fácil, pois caso o Palmeiras ou o São Paulo se classifiquem para a Libertadores, o Timão herdará a vaga de um dos rivais conquistadas pelo Paulistão.
Dois outros clubes tradicionais de São Paulo vão ficar de fora: o Guarani e a Ponte Preta, ambos de Campinas. Também vão ficar de fora o Botafogo, de Ribeirão Preto, também de muita tradição no interior, e o Mirassol, força ascendente do futebol paulista.
OUTROS TIMES DE FORA
Além dos grandes clubes paulistas, outros grandes dos seus estados também correm o risco de ficar de fora da competição. Veja quais:
BAHIA
- Vitória
SÃO PAULO
- Corinthians
São Paulo - Santos
- Guarani
- Mirassol
- Botafogo
Ponte Preta
RIO DE JANEIRO
- Botafogo
GOIÁS
- Vila Nova
MINAS GERAIS
- Tombense
PARANÁ
- Londrina
MARANHÃO
- Sampaio Corrêa
Confira também:
- Fora da Copa do Nordeste, Sampaio Corrêa contrata lateral ex-Grêmio
- LIBERTADORES: Atlético-MG conta com o fator casa para avançar à Fase de Grupos
- No dia do aniversário do presidente, torcida do Água Santa ganha vaga na Copa do Brasil de presente
- Ricardo Gomes aponta Abel Ferreira e Jorge Jesus como opções para a seleção
- Copa do Mundo de 2026 terá novo formato com 104 partidas