Everson alcança marca de 100 jogos sem levar gols pelo Atlético-MG: “Muito honrado”

Com 100 clean sheets (termo em inglês utilizado para especificar partida sem levar gols) em 238 jogos disputados, apresenta um aproveitamento de 0,42 no quesito

Ao ajudar o Galo a derrotar o Sport, por 2 a 0, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, Everton alcançou 100 jogos sem levar gols pelo Galo

Everson alcanca marca de 100 jogos sem sofrer gols no Atletico
Foto: Pedro Souza / Atlético

Belo Horizonte, MG, 02 (AFI) – Ao longo dos pouco mais de três anos e meio vestindo a camisa do Atlético Mineiro, Everson se transformou em um dos mais vitoriosos jogadores da história clube. Na última terça-feira (30), o goleiro atingiu outra marca super relevante pela equipe mineira. Ao ajudar o Galo a derrotar o Sport, por 2 a 0, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, alcançou 100 jogos sem levar gols pelo Alvinegro.

Everson, inclusive, tem uma média extremamente positiva pelo Atlético. Com 100 clean sheets (termo em inglês utilizado para especificar partida sem levar gols) em 238 jogos disputados, apresenta um aproveitamento de 0,42 no quesito.

“Primeiro de tudo, gostaria de dizer que estou muito feliz pela vitória. A Copa do Brasil é um campeonato de tiro curto e é muito importante sair com vantagem no primeiro jogo. Obviamente, não há nada garantido e será super difícil enfrentar o Sport na casa deles, onde são bem fortes. Além disso, o time deles vinha com uma longa série de invencibilidade, se não me engano, a maior do Brasil, mas nós fizemos um jogo sólido e buscamos a vitória do primeiro ao último minuto”, afirmou o goleiro.

“Em relação aos 100 jogos sem tomar gol, é uma marca que me deixa orgulhoso e muito honrado porque é sinal de que o trabalho está sendo bem feito. Desde o começo da minha história aqui no Galo, fui super bem recebido por todos, desde os jogadores, passando pela comissão técnica, diretoria e torcida. Isso me ajudou a me adaptar super rápido e, desde então, temos conquistado títulos importantes. Mas também quero ressaltar que nada disso seria possível, nenhum número seria alcançado, sem a ajuda de todo o time. Óbvio que, para o goleiro, o objetivo principal é sair de campo sem levar gol, mas isso nunca é possível sem a contribuição de todos. Espero seguir por muito tempo aqui e conquistar mais títulos pelo clube”, comemorou o atleta do atual elenco com mais jogos pela equipe.

“Em especial, gostaria de agradecer ao pessoal que está trabalhando com a gente todos os dias. O Danilo Minutti e o Rafael César, além dos nossos goleiros Matheus Mendes, Gabriel Átila e o Gabriel Delfim. Como eu já disse, nada seria possível sem a ajuda de ótimos profissionais como eles e de trabalhar em um ambiente sadio como é o nosso aqui no Atletico”, completou.

TRAJETÓRIA

Everson está disputando a sua quinta temporada pelo Atlético-MG. Chegou ao clube no segundo semestre de 2020 e não demorou muito para se firmar como titular. Desde então, o camisa 22 já conquistou sete títulos. Além disso, com 201 gols levados, tem média inferior a um tento por duelo: 0,84.

Contratado a pedido do então técnico Jorge Sampaoli, o jogador fez sua primeira partida pelo Atlético, no dia 13 setembro de 2020, na vitória de 2 a 1 sobre o Red Bull Bragantino, e foi importante na campanha que levou o time a terminar o Brasileirão na terceira colocação.

Em 2021, Everson ganhou, ainda mais, destaque e foi peça-chave na conquista da Tríplice Coroa, com atuações decisivas nos títulos do Mineiro, Brasileiro e Copa do Brasil, que o alçaram ao status de grande nome do Galo e o levaram a ser convocado, pela primeira vez na carreira, para a Seleção Brasileira, em agosto.

Já em 2022, o arqueiro manteve o bom desempenho com os títulos da Supercopa do Brasil e de mais um Mineiro, além da boa campanha no Brasileiro, fatos que o levaram a ser chamado, novamente, por Tite para as Eliminatórias e a marcar presença na lista dos 55 atletas pré-convocados para a Copa do Mundo do Catar.

A taça da Supercopa, aliás, só veio graças à atuação histórica de Everson, que pegou três penalidades diante do Flamengo, sendo duas defesas que evitaram o título carioca, e garantiu mais um troféu inédito para o clube.

Em 2023, o goleiro foi campeão mineiro pela terceira vez, com direito a dois pênaltis defendidos na campanha do título, um deles, na decisão diante do América-MG. Ao todo, o goleiro já pegou 11 cobranças da marca da cal pela equipe. No Brasileiro, ajudou o Atlético a terminar na terceira colocação, sendo o time menos vazado da competição, ao lado do Cruzeiro, com 32 gols sofridos, melhor marca do clube na era dos pontos corridos, superando os 34 levados pela Galo campeão de 2021, que também contava o goleiro debaixo das traves.

HISTÓRICO

Everson, aliás, é o arqueiro responsável pelos três melhores desempenhos defensivos da história do Atlético Mineiro no Brasileiro, desde 2007, quando a competição passou a ser disputada no formato atual de pontos corridos com 20 clubes. Além de 2023 e 2021, em 2022, o arqueiro sofreu 37 tentos, terceira melhor marca, ao lado da campanha de 2012, quando Victor era o titular da meta alvinegra.

Na atual temporada, Everson segue se destacando. Até o momento, já atuou em 20 partidas. Com média de 0,8 gol sofrido por jogo e nove jogos sem ser vazado, comemorou o seu quarto título estadual consecutivo e vem contribuindo para o bom início do time no Brasileiro, onde é vice-líder e segue invicto após quatro rodadas.

Confira também: