Endrick completa 80 jogos como profissional: relembre trajetória do atacante na categoria principal

Veja o que mudou na carreira do jogador desde a estreia diante do Coritiba, em outubro de 2022, até a partida contra o Botafogo-SP

Até o momento, o jogador atuou 76 vezes com a camisa do Palmeiras, sendo 7 oportunidades em 2022, 53 em 2023 e 15 em 2024.

Endrick
Créditos: Cesar Greco/ Palmeiras

São Paulo, SP , 03 (AFI) – Nesta quinta-feira (2), em duelo válido pela terceira fase da Copa do Brasil, diante do Botafogo-SP, o atacante Endrick chegou a uma marca especial de 80 partidas disputadas na trajetória como atleta profissional. Desde o primeiro jogo até o confronto desta semana, o camisa 9 do Palmeiras alcançou importantes feitos, como convocações e gols pela Seleção Brasileira, acerto com o Real Madrid e cinco títulos conquistados com o manto alviverde.

Até o momento, o jogador atuou 76 vezes com a camisa do Palmeiras, sendo 7 oportunidades em 2022, 53 em 2023 e 15 em 2024. Pela Seleção Brasileira, o atleta entrou em campo 4 vezes: diante da Colômbia, da Argentina, da Inglaterra e da Espanha.

“Foram cerca de dois anos intensos. Por vezes, a impressão é de que foram poucos jogos, pouco mais do que alguns clubes disputam em uma única temporada, mas foram tantos títulos, recordes e partidas memoráveis, que ficamos com a impressão de acompanhar um atleta já realizado. Mas essa trajetória mal começou. Para o bem de quem estiver torcendo por ele e azar dos adversários”, afirma Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, agência que administra a carreira de Endrick.

No dia 6 de outubro de 2022, diante do Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro, Endrick fez sua estreia pela categoria principal do Palmeiras. O duelo, que foi vencido pelo Verdão por 4 a 0, no Allianz Parque, é um marco para o atleta e para o torcedor alviverde. Neste mesmo ano, durante a reta final do Brasileirão, a joia ainda contribuiu diretamente para a conquista do 11º título do Palmeiras.

Na Ligga Arena, pela 34ª rodada da competição, em confronto diante do Athletico, quando o Alviverde saiu atrás no placar, Endrick empatou e virou o jogo. Na partida seguinte, contra o Fortaleza, no Allianz Parque, que coroou a campanha do alviverde no campeonato, o atacante marcou novamente na vitória de 4 a 0 do clube paulista. Naquela noite, quando o vitorioso Palmeiras de Abel Ferreira ergueu mais uma taça, o jovem atacante celebrou seu primeiro título como profissional.

Em 2023, o jogador começou o ano como titular da equipe comandada pelo técnico português. Além do título da Supercopa do Brasil, conquistado em duelo diante do Flamengo, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, o atacante foi fundamental para que o Palmeiras levantasse a taça de bicampeão do Paulistão. Com gols nas partidas de ida e volta da decisão, o atacante comemorou o terceiro troféu em menos de um ano de carreira no time principal.

No mesmo ano, contra o Barcelona-EQU, pela Libertadores, Endrick entrou em campo aos 39 minutos do segundo tempo e levou cerca de 120 segundos para marcar. Com 16 anos e 322 dias, o jogador se tornou o mais jovem a fazer um gol pelo verdão no torneio continental. Na reta final do Brasileirão, o atacante ainda assumiu o posto de protagonista e foi o principal nome da conquista do 12º título Brasileiro do Palmeiras. Entre os momentos especiais no segundo e decisivo turno do campeonato, está o duelo diante do Botafogo, quando marcou dois gols e foi o craque da partida na virada histórica, que acabou em 4 a 3 para a equipe paulista.

Com grande poder de decisão, o atacante do Palmeiras anotou seis gols nos últimos oito jogos da última edição do Brasileirão. Além do alvinegro carioca, Athletico, Internacional, América-MG e Cruzeiro também foram vítimas do camisa 9 do alviverde.

Foi também no final de 2023 que o atacante realizou um sonho de infância: representar a Seleção Brasileira. No dia 16 de novembro, em duelo contra a Colômbia, no estádio Metropolitano de Barranquilla, o atleta entrou aos 36 minutos do segundo tempo e sentiu a emoção de estrear com a camisa “amarelinha”. Convocado aos 17 anos de idade, o atleta se tornou o quarto jogador mais jovem a vestir a camisa do Brasil, atrás apenas de Pelé, Edu e Coutinho.

Em 2024, Endrick alcançou mais feitos importantes. Anotou seus primeiros gols com a camisa da Seleção Brasileira, contra a Inglaterra, em Wembley, e depois a Espanha, no Santiago Bernabéu; além de vencer o Campeonato Paulista, último título possível pelo Palmeiras, uma vez que o jogador irá se apresentar no Real Madrid em julho.

Confira também: